quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

FELIZ ANO NOVO 2010

Cada momento do dia tem o seu valor. A manhã traz Esperança, a tarde traz Fé, o fim da tarde traz Amor, a noite traz Descanso. Espero que tenham todos eles durante todos os dias do próximo ano. Feliz Ano Novo!

Um abraço Eduardo Silva



Feliz Ano Novo !




FOTOS CURSO EM TAVIRA DEZEMBRO 2009

26 de Dezembro 2009 mais um dia de trabalho dedicado ao bonsai.



O meu acer e a sua transformação









O arame foi embrulhado com papel para poder estar aramado mais tempo sem marcar os ramos.









Nuno Silvestre e a sua oliveira yamadori















Nuno Encarnação a decidir o futuro do seu eleagnus.









Nuno Nunes muito concentrado







A Sra Fátima e o Rui









Para o mês que vem há mais.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

FOTOS NA MENHA TERRA

Sempre que vou de visita á minha terra, nunca pode faltar a maquina fotográfica, aqui estão algumas das fotos que tirei num destes dias.



Ponte na barragem de Santa Clara- Á- Velha









Chaparro ou azinheira espécie autóctone
Nome cientifico : Quercus rotundifolia


Fruto bolota
Descrição: Árvore de folhas persistentes, com 15-20 metros de altura. O tronco tem uma casca acinzentada ou parda. As folhas com cor verde-escura, brilhantes nas faces superiores e esbranquiçadas nas inferiores. O fruto da azinheira é a bolota.

Distribuição geográfica: Sul da Europa.

Existe espontâneamente em Portugal, principalmente no interior alentejano, explorada em montados, habitualmente em consociação com uma cultura agrícola ou pastagem. Encontra-se também em povoamentos mistos com sobreiro.

Utilização: Usada, principalmente, para produção de fruto, que serve de alimento para porcos denominados de montanheira. É também utilizada para produzir carvão, madeira e lenha (madeira com elevado poder calorífico).

Sobreiro
Nome cientifico: Quercus Suber
O sobreiro pertence à família das Fagáceas e ao género Quercus. A cortiça que se extrai dos sobreiros é um tecido vegetal denominado por súber, donde advém o nome científico (Quercus suber).

É uma árvore de porte médio que pode atingir uma altura média de 15 a 20 m. Tem um crescimento lento, levando cerca de meio século a atingir a sua fase de maturidade. O tronco tem uma casca espessa, vulgarmente designada por cortiça. As suas folhas são persistentes e o seu fruto é a glande ou lande, vulgarmente conhecida por "bolota".

O sobreiro está concentrado na bacia do Mediterrâneo. Em Portugal ocorre com especial incidência a Sul do Tejo onde, frequentemente, forma montados. O montado é um sistema agro-silvo-pastoril extensivo, resultante da intervenção humana nos bosques mediterrâneos originais, que combina uma elevada importância socio-económica com uma excepcional diversidade biológica.

A bolota é a base da alimentação do porco preto e o principal distintivo na qualidade da sua carne na produção de presuntos e enchidos.

Cortiça

A cortiça é um bom isolador térmico e acústico, sendo largamente utilizada no fabrico de rolhas, revestimentos, tapetes, palmilhas... Os desperdícios são aproveitados na indústria de linóleo, serradura de cortiça e fabrico de aglomerados. Em Portugal as tiradas de cortiça ocorrem de nove em nove anos.

Portugal produz mais de metade da cortiça mundial.









Fruto é a Lande conhecido por bolota











As árvores também morrem

Pode ver-se as varias vezes que a cortiça foi retirada







Cogumelo comestível







Cogumelos venenosos


















A natureza defende-se

Musgo que cresce em zonas húmidas.